sábado, 9 de outubro de 2010

Internacional mostra como fazer marketing esportivo e deixa amadorismo Brasileiro de lado.

Podemos dizer que hoje o internacional de Porto Alegre poderia criar uma pós graduação para matricular os cartolas do nosso futebol e ensinar como profissionalizar os clubes.
Um clube que possuía aproximadamente 5.000 sócios e passou por uma época complicada que quase colocou a equipe na segunda divisão do futebol nacional.
Era hora de profissionalizar o clube, profissionalizar o futebol e trazer um torcedor fidelizado para junto da equipe colorada fugindo do velho modelo de marketing esportivo do futebol Brasileiro, apenas visando venda de produto, venda de jogadores e torcedores ocasionais, ou seja, não existe marketing esportivo.
O internacional foi além e chegou á conclusão que o torcedor colorado queria fazer parte da vida do clube e assim usou o marketing de relacionamento para fidelizar seu torcedor.
Hoje o torcedor tem uma central de atendimento, participa de eventos, tem descontos em redes parceiras do clube, tem acesso ao clube e pode conhecer toda sua estrutura, participa de diversas promoções nos jogos concorrendo a prêmios, concorre a viagens com a delegação e pode até bater um papo na sala da diretoria. Também é realizado ações de pós- venda e recuperação.
O clube também já trabalha os futuros torcedores, ou seja, as crianças que no futuro irão levar seus filhos ao Beira - Rio que por sua vez sempre que possível passa por melhorias na estrutura assim como o clube.
O torcedor faz parte da vida do clube e retribui isso nas arquibancadas. Hoje o clube possui mais de 100.000 sócios, conquistou importantes torneios como a Copa Santander Libertadores e o Mundial de clubes. O resultado do marketing esportivo veio dentro de campo e nas arquibancadas.
Espero que outros clubes Brasileiros sigam o exemplo do Inter e de tantos clubes da Europa para que o futebol do nosso país seja cada vez mais forte e quem sabe um dia possa manter alguns de seus craques nos clubes, jogando em belas arenas e lucrando com vários seguimentos que uma marca esportiva pode oferecer.

                                                                             Antonio Lacerda/Efe
      O Rei entrega a taça para os campeões da América.
                       

Um comentário:

  1. O Internacional é um dos grandes papões de títulos nestes últimos anos do futebol brasileiro. Durante os anos 70, cansou de ser Campeão Gaúcho, além de conquistar por três o Campeonato Brasileiro, o que fazia com que os torcedores do colorado gozassem os gremistas. Anos depois, o Grêmio conquistou duas Libertadores e um Mundial Interclubes, fazendo com que a gozação mudasse de lado. Ao conquistar a Libertadores de 2006, com 97 anos de história, o Inter entrou para o seleto grupo de campeões deste torneio. Depois disso, passou a ganhar importantes competições. Parabéns ao Internacional, pela brilhante estrutura que possui no atual futebol brasileiro.

    ResponderExcluir